Proteína

A proteína é um dos três nutrientes usado pelo corpo para gerar energia os outros dois são os carboidratos e as gorduras.Cientificamente, a proteína é uma série de aminoácidos ligados entre si como uma cadeia.  Os aminoácidos são a principal fonte de nitrogênio no corpo. Ter um saldo positivo de nitrogênio é essencial para o crescimento muscular e reparação adequada das fibras musculares. 
Proteína e o crescimento muscular
Um bom treinamento de musculação ou resistência junto com o aumentando da ingestão diária de proteína contribui para aumentar a massa muscular magra. Pois assim o tecido muscular está continuamente sendo consertado ou substituído. Para maximizar este reparo, você deve manter o balanço de nitrogênio positivo.
Quando você  consome pouca proteína, você confunde o seu corpo que não consegue reparar tudo o que precisa. Neste cenário, o músculo pode ser perdido. Além disso, outras funções vitais do organismo podem ser comprometidas, como a regulação hormonal e equilíbrio do PH do sangue.
Alimentos ricos em proteínas são mais termogênicos pois o corpo humano tem 30% mais dificuldade para digerir alimentos ricos em proteína, do que para processar carboidratos e gorduras. Por este motivo, uma dieta rica em proteínas aumenta o seu metabolismo e auxilia na perda de gordura.
Além disso a baixa ingestão de proteínas atrapalha seu corpo a metabolizar corretamente a gordura como fonte de energia e assim ele pode acabar consumindo tecido muscular para suprir a necessidade. Esta é uma das razões pelas quais dietas de baixa proteína podem fazer você se sentir fraco e cansado.

A ingestão adequada de proteínas tem inúmeros benefícios para a saúde. Veja algumas deles:
  • Anabolismo. Comer proteína mantém seu corpo em estado anabólico. isso é ele está em construção e não destruição do tecido muscular. O oposto de um estado a catabólico.
  • Regula a produção do hormônio do crescimento, o níveis adequados de hormônios de crescimento são essenciais para uma boa saúde.  Comer bastante proteína assegura que seu corpo tem os blocos de construção necessários para a construção do hormônio de crescimento sua deficiência desacelera o metabolismo, e pode levar à baixa densidade óssea, perda de massa muscular, e inúmeros outros problemas de saúde.
  • Insulina. Proteína ajuda a níveis mais baixos de insulina no sangue, que é um fator na regulação da energia adequada.
Quanto de proteína posso ingerir ao dia?
Geralmente é recomendado que se ingira de 1 a 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal. Outra boa recomendação é que certificar-se que 20 a 40% de suas calorias diárias provenientes de fontes de proteína.
Além de suas propriedades de fortalecimento muscular, a proteína é necessária para:
  • Manter um nível de PH balanceado no sangue.
  • A preservação do tecido muscular durante a dieta e treinos.
  • Servir de fonte de energia quando não há carboidratos disponíveis.
  • Construir e manter os níveis de hormônio apropriado.
  • Manter o sistema imunológico do organismo funcionando adequadamente.