segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Como ter barriga tanquinho? - siga o treinamento de Renata Kuerten


“O desejo de toda mulher é estar com o corpo em forma, ter peito, perna, bunda... Mulher não gosta de ser magra. Só modelo gosta [risos]. Mulher gosta de curvas, desde que esteja tudo durinho e com saúde, claro”, foi assim que Renata Kuerten , 26, anos definiu a mulher brasileira com a experiência que ganhou ao conversar com suas seguidoras no Instagram. 

A top é famosa no mundo da web e nas passarelas, claro, por exibir o corpo definido. A barriga tanquinho é alvo de cobiça entre muitas de suas colegas de trabalho. “Sou muito criticada na web. As pessoas acham que não como [risos]”, brinca. 


Mas qual é o segredo de Renata, que estampa editoriais de moda, capas de revista e é queridinha das marcas de biquíni por causa de seu corpo todo definido? “Sempre treinei de tudo. Sou esportista desde pequena. Já fiz caratê, boxe, muay thai, jiu-jitsu, acrobacias, trapézio, até aula de circo fiz... Joguei vôlei profissionalmente dos 10 aos 13 anos, em Santa Catarina. Além disso, sempre fiz musculação. Adoro esportes”, garante. 


Ufa! Mas a técnica mais pesada e que definiu seu corpo mesmo é o funcional:  “Faço este treino funcional já faz um ano e meio. Esse tanquinho não veio rápido, demorou para eu conseguir essa barriga.

Comecei a sentir diferença na minha barriga quando comecei a fazer caminhada. Sempre fiz musculação... Mas, quando comecei a intercalar com caminhadas e lutas, vi que fui afinando mais e secando. Musculação cresce o músculo, né? A caminhada ajudou a secar”, garante. 

E a alimentação, Renata? “Sou a pessoa mais certinha que existe em relação a comida. Meu personal até fala para que extravazar aos finais de semana. Mas não consigo [risos]”, diz. 

Atenta sempre ao que come, recentemente a top passou a prestar atenção no consumo da manteiga. “Não como. Cortei. Minha família tem colesterol... Está na genética e, por isso, dei uma prevenida. Uma vez, fiz os exames e apontou o colesterol um pouco alto. Imagina... eu magra desse jeito. Então, cortei”, explica. 

Confira o treino de Renata Kuerten para ter esse corpo sarado. A top treina com a ajuda do personal Marcio Varoci. Alguns exercícios exigem acompanhamento profissional e equipamentos especiais. No entanto, como o treino funcional pode ser adaptado, a modelo dá a dica de quais você pode fazer em casa. Que tal? 


Prancha lateral
Quanto: 15 repetições de cada lado
Para fazer em casa:

1: posicione-se lateralmente no solo com o cotovelo de um dos braços flexionado e o antebraço apoiado no chão, as pernas estendidas, apoiadas no chão - a perna contrária ao braço apoiado no chão deve estar ligeiramente a frente.

2: o quadril deve ser elevado e assim mantido na mesma linha do ombro. O braço que fica solto pode ficar alongado ou apoiado junto ao corpo.

Observação: fortalece  os músculos oblíquos (mais laterais) e o músculo quadrado lombar, que fica localizado na parte posterior do abdômen. 


Elevação de perna

Quanto: 20 repetições

Para fazer em casa:

1: deite de barriga para cima, com as pernas estendidas.

2: eleve as pernas tirando toda a coxa do chão sem flexionar o joelho.

Observação: ajuda no fortalecimento e definição do abdômen. “O treino funcional é ideal para ser feito até 3 vezes pro semana. Um dia sim e um dia não e por uma hora. Mais do que isso não faz bem. Os músculos precisam descansar”, explica Varoci. 


Abdominal boxeador

Quanto: 15 repetições de cada perna

Para fazer em casa:

1: fique com os cotovelos flexionados e os antebraços apoiados no chão, assim como os pés. O quadril deve ser elevado até o nível dos ombros.

2: leve cada joelho até o cotovelo.


Barra

Quanto: máximo de 8 repetições

Para fazer com ajuda de profissional:

1: o exercício requer a ajuda de um professor e o elástico especial para o treino. É preciso seguar a barra com a palma das mãos para a frente e os braços estendidos. Deixar as mãos afastadas além da largura dos ombros.

2: ao subir, é preciso flexionar os cotovelos.

3: a dica é subir até o queixo alcançar a barra.

Observação: é um exercício pesado, já que a pessoa ergue o próprio corpo. 


Flexão de braço

Quanto: 3 séries de 10 repetições

Para fazer em casa:

1: deite com a barriga virada para baixo, uma mão apoiada no chão e a outra na bola (caso não tenha a bola, pode apoiar as duas mãos no chão). Os joelhos devem estar apoiados no chão e os pés cruzados.

2: eleve o corpo mantendo o corpo reto.

Observação: o balão medicinal pesa 6k e é especial para exercícios físicos. Esse exercício é ótimo para o peito e tríceps, pois exige equilíbrio ao ser usado com o balão. 


Avanço

Quanto: 15 repetições com cada perna

Para fazer em casa:

1: faça o agachamento (avanço) com apenas uma das pernas enquanto a outra fica dobrada.

2: levante o corpo e dê um pulo para trocar a perna

3: faça o mesmo agachamento com a outra perna.

Observação: este exercício ajuda a tonificar toda a perna e o glúteo. 


Burppe com peso

Quanto: 4 repetições de 10

Para fazer em casa:

1 e 2: segurando os pesos contra o chão, faça uma flexão e deixe o corpo reto

3 e 4: eleve o corpo e salte com os braços flexionados (em posição de luta ou como se fosse dar um soco)

Observação: o exercício serve para o corpo inteiro. Ele trabalha braços, peito, costas, abdômen e pernas. 

Abdominal no TRX

Quanto: 15 repetições

Observação: exercício ótimo para a famosa ‘pochete’. Com as mãos apoiadas no chão e os pés no elástico, Renata trabalha a parte inferior do abdômen ao fazer a abdominal.

Márcio Varoci, personal de Renata, alerta:“Cada um tem um corpo e um biotipo. Digo que exercício é 30% e alimentação é 70% de valor na hora de conquistar o corpo dos sonhos”. 


Confira o cardápio de Renata Kuerten:

Café da manhã
•    Frutas (mamão, manga são suas preferidas)
•    Tapioca com ovo frito (sem sal e sem manteiga)
•    Café com leite

Lanche da manhã
•    Barrinha de cereal ou fruta

Almoço

•    Grelhado
•    Salada
•    Purê de mandioquinha ou batata-doce
ou
•    Massa integral

Lanche da tarde

•    Barrinha de cereal ou fruta

Jantar

•    Sushi
ou
•    Sopa
ou
•    Massa integral com molho de tomate simples

Ceia

•    Açai (quando o treino noturno é pesado)


Dica Final: “As mulheres que me seguem pedem dicas para ter o abdômem sarado. Mas não é todo mundo que tem gominho. Elas têm que entender que cada uma tem um corpo diferente. Tem mulher que não consegue ficar com esses gominhos por causa do corpo dela mesmo...”, finaliza a top, que levanta a bandeira de ser saudável acima de tudo. Nada de loucuras pela dieta ou pelo corpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário