quarta-feira, 6 de junho de 2012

Artes Marciais e Katana ajudam a manter a boa forma no Japão

Do outro lado do planeta, uma arma bem antiga tem sido usada no combate ao excesso de peso.Gordura no Japão é combatida com golpes de samurai. Os lendários guerreiros japoneses eram famosos pela técnica com a espada, chamada Katana. No século XIX, eles foram banidos pelo governo e usar a espada em público passou a ser um crime.

Mas agora ela tem um lugar de honra: a sala de ginástica. Antes do exercício, o cumprimento tradicional dos guerreiros japoneses e começa a guerra contra as gordurinhas.

A espada usada na aula é um pouco menor e mais leve do que a verdadeira e é feita de isopor para ninguém sair machucado. Mesmo assim, explica o professor Ukon Takafuji, a espada obriga os alunos a fazer os golpes com precisão, como se estivessem numa batalha. “É isso que fortalece os músculos”, diz ele.

Os movimentos foram inventados por homens, os bravos samurais, e foram adaptados pelo professor para alunos homens, já que é um exercício bem puxado. Mas numa das turmas só tem mulher. Os guerreiros que experimentaram fazer a aula fugiram da luta.
Sim! Todos os alunos homens da academia desistiram, mas a técnica é um sucesso entre as mulheres. Elas descobriram, por exemplo, que um golpe, que antes servia para cortar a cabeça do inimigo, também é ótimo para levantar os músculos do tórax e endurecer o braço.

Uma das alunas mostra o resultado de três meses de aula: pode dar tchauzinho sem medo. "Eu me sinto como um samurai. Suei e tirei o estresse. Estou com dor no abdômen, pernas e braços", conta ela.

Dá para imaginar! No meio da aula, ela quase foi derrotada pelo cansaço. Mas não dá para desistir, afinal a recompensa é grande.

Outra aluna mostra a famosa barriga tanquinho. "Convido as brasileiras a virem aqui fazer o exercício com espadas, ficarão com o abdômen assim para sambar melhor", diz ela.

A aula se transforma numa batalha campal imaginária, com inimigos por todo o lado. No Japão moderno, as mulheres mantêm a tradição dos samurais cada vez mais viva e cada vez mais forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário